top of page

Realização

O I Seminário 3º Setor e Parcerias será realizado pela Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN/UFU, por meio de seus alunos e professores que fazem parte do "Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Gestão nas Organizações do Terceiro Setor" e do "Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Empreendedorismo Social".



A FAGEN é uma unidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), criada em 1969 para oferecer o curso superior em Administração, com o propósito de formar profissionais de nível superior voltados para o desenvolvimento do Brasil e de suas instituições. Atualmente oferece, anualmente, 240 vagas distribuídas em dois cursos de graduação: Administração (160) e Gestão da Informação (80), além do curso de Administração a Distância. A instituição oferece, ainda, cursos de especialização lato sensu (MBA) na área de gestão e Mestrado em Administração.



Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Gestão nas Organizações do Terceiro Setor - este grupo de pesquisa existe desde 2004, refletindo, discutindo e tentando propor alternativas às questões relacionadas à gestão do terceiro setor de Uberlândia/MG e região. Com este propósito, o grupo tem atuado em diferentes projetos de pesquisa tanto na Graduação do Curso de Administração quanto no Programa de Pós-graduação em Administração. Dentre as ações realizadas é possível destacar orientações de trabalhos de conclusão - TCC, Iniciação Científica e Dissertações, realização de encontros com organizações do terceiro setor e seus órgãos reguladores, apresentação de trabalho em Congressos e publicação em revistas e anais de congressos.



Grupo de Estudo e Pesquisa em Empreendedorismo Social - criado em 2011, o objetivo deste grupo de estudo e pesquisa é a geração, disseminação e aplicação de conhecimentos sobre o Empreendedorismo Social. A tipologia que abrange os empreendimentos sociais pode ser muito ampla e diversa. Pode-se encontrar nesse leque, desde as empresas autogestionárias até os grupos informais de pessoas precariamente associadas, em um esforço comum para gerar renda e sobreviver às condições adversas da miséria e da exclusão. São os chamados “negócios inclusivos” que emergem com diversos formatos institucionais, dependendo da formalidade jurídico-legal de cada país mas que têm, em comum, o objetivo de promover  a inserção de pessoas excluídas das relações de mercado e da participação social e política. Neste contexto, o grupo de estudo atua em diferentes projetos de pesquisa tanto na Graduação do Curso de Administração quanto no Programa de Pós-graduação em Administração. São desenvolvidos estudos, pesquisas, intervenções, programas de ensino e de capacitação, na perspectiva da gestão e seus impactos, principalmente, na estruturação dos empreendimentos sociais  de Uberlândia e região.


 

Copyright 2023 © Company name. No animals were harmed in the making.

bottom of page